Go to the top

22º Edição do SAP Forum 2018 Brasil

LoFrano / Blog, ERP, Inteligência Artificial, Internet of Things, Machine Learning, SAP, Tecnologia da Informação, Tecnologias Emergentes / 0 Comments

Nos dias 11 e 12 de setembro, estive presente no SAP Forum Brasil 2018 que aconteceu no Transamérica Expo Center em São Paulo. Esta foi a 22ª edição do evento no Brasil, sendo considerado o maior evento de tecnologia e negócios da América Latina.

Com o start de Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil, os temas centrais deste ano foram as empresas inteligentes e o propósito de ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas por meio da inovação e da tecnologia.

Inteligência - Cristina Palmaka

A programação contou com várias palestras a respeito de temas atuais, show cases, histórias de sucesso que refletem o cenário do mercado atual e futuro e a jornada da transformação digital.

Nos dois dias, foram realizadas mais de 300 sessões de conteúdo, com a participação de nomes renomados do mercado, clientes e parceiros SAP e os principais executivos locais e globais da companhia.

Soluções que me impressionaram

Parques Inteligentes

Gastando menos energia com rotinas administrativas a solução da SAP para Parques Inteligentes foca na segurança, experiência e satisfação do cliente através de dados gerados desde o comportamento até o engajamento fora dele.

Parques Inteligentes - SAP Forum

Você já deve ter visto todos estes nomes como machine learning, Internet das Coisas (IoT), gerenciamento de dados (Big Data), Supply Chain e inteligência artificial mas você não tem que se preocupar com todas estas tecnologias, e sim com solução.

A Solução compõe desde gerenciamento de compras e cadeia de suprimentos até a experiência do consumidor.

No caso da solução apresentada no SAP Forum para Parques Inteligentes, o SAP Leonardo é o protagonista de soluções que englobam as tecnologias citadas otimizando processos e mostrando em quais recursos é possível ainda mais inovar no seu negócio.

Procurement (Compras)

Em um bate-papo com o especialista do SAP Ariba, eu fiquei imaginando quanto de dinheiro pode ser economizado em uma organização e quanto bem pode ser feito em torno disso.

Procurement - Compras

Empresas que estiveram presentes no SAP Forum como a GPA, Eletropaulo, Grupo Boticário e Kroton economizam milhões com compras de suprimentos e ativos.

Um processo de compra pode envolver desde a solicitação de recursos e identificação dos problemas até a definição de papeis e responsabilidades, capacitação, comunicação e sensibilização dos colaboradores que sempre estarão envolvidos no consumo interno de materiais.

O que mais me chamou a atenção foi a capacidade de engajar com fornecedores de forma inteligente, como por exemplo, poder identificar se o material disponibilizado para aquisição foi feito com mão-de-obra escrava.

Esportes

No show case assisti os bastidores de um clube de futebol como o FC Bayern Munich que é desde gerido com inteligência desde a preparação para jogos, interação com fãs e torcedores, e execução de campanhas de marketing com o SAP Sports One.

É Tudo muito dinâmico e interativo quando utilizamos analytics e conseguimos prognósticos de desempenho.

É possível acompanhar os resultados dos jogadores em condições diversas como por exemplo:

Desempenho na corrida ou força do chute em condições de frio e chuva;

Como ficam os batimentos quanto estão jogando em casa ou no campo adversário;

De quanto em quanto tempo ele costuma ter lesões;

A plataforma ainda usa da Inteligência Artificial para saber tudo sobre o campeonato corrente, um exemplo é que fiz uma pergunta sobre o campeonato brasileiro 2018:

Qual o jogador com mais cartões no campeonato?

Resposta: Felipe melo do Palmeiras com 20 cartões, mas você já sabia disso né?

Sou fanáticos por futebol e já sabia a resposta, não podia deixar de perguntar.

Supply Chain

Estudei da entrada até a saída de um armazém como o Robozinho Cozmo interagindo com SAP Leonardo fez para organizar sozinho a chegada de mercadorias e suas devidas posições e buffers.

Cozmo SAP Leonardo - SAP Forum

Imagina só isso interagindo com um WMS?

Enquanto toda a trajetória do cozmo era feita para organizar o armazém, fiquei olhando o dashboard do SAP Leonardo dando sugestões com indicadores e gráficos de possíveis ondas de despacho e recebimento.

Pra finalizar, um belo cross-docking do robozinho!

Inteligência

Fica claro que com tecnologia especializada em processos de negócios, os caminhos e vantagens para a migração caminham juntos para o SAP S/4HANA, plataforma que torna os processos mais simples e gerencia um alto volume de dados em tempo real.

O que mexeu comigo profundamente

Laura

Desenvolvida para a prevenção da sepse, reação desregulada ou exagerada do sistema imunológico a uma infecção e que provoca uma disfunção orgânica: a plataforma Laura, faz uso da tecnologia de computação cognitiva para informar as pessoas responsáveis pela operação em tempo hábil, poupando tempo, recursos e vidas.

Laura - SAP Forum

A inteligência artificial que foi apresentada no segundo dia do SAP Forum 2018 suporta diferentes interfaces e sistemas em uma só ferramenta, e pode ser acessado através de computadores, smartphones e tablets, se comunicando por meio de notificações via e-mails e SMS.

Segundo o CEO da startup, Jacson Fressatto, Laura salva hoje no mínimo uma vida por dia e processa milhares de informações a cada 3.8 segundos. “O tempo padrão sem a tecnologia seria de em média 3h20”, explicou.

A Laura faz parte do SAP Open Ecosystem Build, que é uma comunidade aberta para parceiros desenvolvedores de aplicativos.

Ela aceita que membros tenham acesso ao portfólio completo de serviços de inovação das plataformas SAP – como Machine Learning, Big Data, IoT e análise preditiva a fim de acelerar o desenvolvimento de suas soluções.

Networking 4.0

Como estão suas ligações com o mundo? Pessoas em particular?

Em uma reflexão cativante, Marc Tawil citou exemplos próprios de relações com pessoas e seus sentimentos.

Networking - SAP Forum

Com apenas alguns cliques podemos nos comunicar com qualquer pessoa no globo terrestre, as máquinas pensam e agem. Temos o poder na palma das mãos, ou sendo mais especifico na tela do smartphone.

Já criamos laços que foram construídos sem mesmo conhecermos quem está do outro lado pessoalmente.

Estamos criando uma nova forma de se relacionar, e é preciso haver uma mudança no agir para colher diferentes resultados.

Internet das Coisas, Impressão 3D, Inteligência Artificial, Drones, Computação em Nuvem, Criptomoedas são algumas das tecnologias emergentes que impactam atualmente em nossas vidas.

Se podemos utilizar dessas ferramentas, podemos manter relacionamentos mais duradouros e saudáveis onde o ser humano é o protagonista.

Para refletir

Foi prestigiada a sessão com Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, conhecidos como Os Minimalistas. Eles se tornaram populares no mundo todo depois do lançamento do documentário disponível na Netflix, intitulado “Minimalismo: um documentário sobre coisas importantes”, no qual eles contam a trajetória em busca de uma vida com mais significado e menos posses materiais.

Propósito e Inovação

Defendo o mesmo conceito que foi citado pela SAP, que é fazer o mundo funcionar melhor com inovação e consequentemente melhorar a vida das pessoas.

Martin Wezowski - SAP Forum

O propósito não é apenas filosofia, ele é mutuo e cria oportunidades internas e externas nas organizações, inclusive sociais.

Considerando que a nova economia está cheia dessas oportunidades e também que vão desde o meio ambiente até as relações humanas, sem propósito não é possível se sentir útil.

Com propósito, empresas inteligentes geram novos modelos de negócios com valor maior para clientes e colaboradores.

Reveja os processos existentes e analise se podem ser incorporados a inovação, se não, reinvente e aproveite da tecnologia como parte de seu core business digital, esteja a frente!

Um último recado meu e de meus amigos no SAP Forum 2018:  “We can do better”

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.