Go to the top

NEON da Samsung é realmente o primeiro humano artificial?

LoFrano / Blog, Futuro, Inteligência Artificial, Tecnologia / 1 Comment

A Samsung começou 2020 mostrando que não está para brincadeiras quando o assunto é inovação. Recentemente, durante um dos mais importantes salões de tecnologia do mundo, o Consumer Electronics Show em Las Vegas, apresentou o NEON, um projeto futurista de “humano artificial” desenvolvido internamente pelo Samsung Technology & Advanced Research (STAR).

Esse foi um dos assuntos mais esperados do evento, no entanto, apesar de tanta especulação, podemos dizer que o projeto não é – de fato – uma nova espécie de vida na Terra. Trata-se de um chatbot mais realista que pode ser integrado a serviços além de responder a perguntas próprias dos usuários.

A empresa deixa claro que eles não são assistentes de Inteligência Artificial e nem mesmo uma interface para a Internet. De acordo com os criadores: Simplesmente um amigo. Para melhor definir, basta entender que são seres que se assemelham aos humanos reais, falam todas as línguas e demonstram até mesmo emoções e inteligência, virtualmente reais.

De acordo com a Samsung, a proposta é de que o NEON seja um chatbot mais amigável, diferente dos serviços atuais. Ele utiliza imagens de atores reais, que agem naturalmente, conforme a demanda, como um funcionário que se lembrará, não só do seu nome, como também das atividades que você costuma fazer durante a semana.

Marketing agressivo

Embora a empresa tenha feito mistério sobre o projeto, dizendo que seria uma evolução em Inteligência Artificial, fica claro que a nova proposta da Samsung fez com que a cabeça da imprensa e de nós simples mortais imaginassem algo bem mais complexo. No entanto, é.

O novo projeto é mais ousado que a Bixby, sua antiga assistente virtual e a própria companhia relatou através de sua conta no Twitter que não há relação entre os dois produtos. No caso da Neon, a proposta é que os avatares sejam gerados em tempo real, e que se apresentem de diferentes formas dependendo da função ou do momento do dia.

A ideia apresentada no site do NEON ainda é bem abstrata, e por isso, as funções do novo chatbot realista da Samsung ainda ficam subjetivas. Já é possível saber que este serviço será disponibilizado em todo o mundo, no entanto, ainda não há comentários sobre o preço ou modelo de negócios. “Contudo, nós planejamos lançar um beta no mundo real ainda este ano”, diz o site da empresa.

Ou seja. Fica claro que o NEON não é, de fato, um novo humano artificial. Mas acreditem: eles estão chegando.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.