Go to the top

Você teria coragem de encarar uma viagem ao espaço?

LoFrano / Blog, Futuro / 0 Comments

Todos a bordo! Ou melhor, nem todos. Nesta semana um voo comercial com destino ao espaço feito na espaçonave da Virgin Galatic, levou o bilionário Richard Branson e outros três colegas para um passeio que até parece sonho de criança: conhecer o espaço!

O lançamento ocorreu em Truth or Consequences, no Novo México e mostrou que essa viagem pode se tornar comum e, no futuro, milhares de pessoas também poderão desvendar os mistérios do universo.

Sonho ou ambição?

Será mesmo que o turismo espacial veio para ficar? Atualmente, essa oportunidade é para poucos, já que as passagens são super caras. Especialistas concordam que por ser uma novidade, a tendência é de que os preços caiam quando a frequência de viagens aumentar e que daqui cinco ou 10 anos, os preços possam ser menos inacessíveis, mas já avisam: barato, nunca será.

Este setor é bancado por empresários multibilionários, que carregam o sonho ou então a vontade de explorar financeiramente essa possibilidade.

O milionário Dennis Tito, ex-engenheiro da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, foi o primeiro turista espacial da história. Na época (2001), ele comprou um bilhete por aproximadamente US$ 20 milhões e decolou para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a bordo da Soyuz-U, uma nave russa.

Os russos já faziam apostas neste setor a algum tempo, mas parece que o sonho de passear no espaço ainda não tinha seguidores fiéis. Alguns empresários russos criaram a MirCorp, com intenção de realizar o turismo espacial, no entanto, este plano literalmente, caiu por terra.

As agências estatais da Rússia e Estados Unidos não contam mais com a Corrida Espacial a todo vapor e por isso, fica cada vez mais complexo conseguir verbas altas para novos programas espaciais estatais.

Neste cenário, é possível visualizar que o turismo espacial está totalmente nas mãos de multibilionários, como os norte-americanos Elon Musk, dono da SpaceX e CEO da Tesla, e Jeff Bezos, da Amazon, que controla a Blue Origin.

Para quem pode

Visionários ou não, Musk e Bezos podem lucrar muito nos próximos anos com a ideia de investir em viagens espaciais. O destino com certeza será direcionado a um grupo restrito, pois mesmo os preços caindo, o custo ainda será alto. Quanto? Pode ser um pouco menos de meio milhão para se arriscar em uma voltinha pelo espaço.

Ainda que as opções atuais não permitam uma caminhada fora das naves, vale ressaltar aqui que agência russa Roscosmos, através de seu braço comercial, a Glavkosmos, pretende permitir em 2023, numa parceria com a empresa americana Space Adventures, uma caminhada pelo lado de fora da Estação Espacial. O valor dessa façanha permanece em sigilo.

O audacioso Elon Musk

Elon Musk é considerado um dos empreendedores mais audaciosos dos últimos tempos. Foi pioneiro na fabricação de carros elétricos e viabilizou a exploração espacial privada, através da SpaceX.

Musk e suas equipes marcam a história através de feitos inéditos no desenvolvimento aeroespacial, desenvolvendo e testando protótipos de forma muito rápida, conseguindo aprender através de erros e acertos, como é o caso do projeto realizado com a Nasa, a nave Crew Dragon, que não só foi testado, como também foi aprovado e se tornou a primeira nave privada a levar astronautas ao espaço.

Outra espaçonave, o projeto Starship, já teve protótipos testados e destruídos nos últimos anos e corre em paralelo. Seu objetivo é a realização de viagens interplanetárias de longa duração, ou seja, visa levar carga e seres humanos até a Lua e, conforme os planos de Musk, também a Marte.

Este projeto deve realizar seu primeiro voo tripulado em 2023, e a viagem está sendo paga pelo empresário japonês Yusaku Maezawa.

Tiro no escuro

Os desdobramentos destas aventuras são completamente incertos, já que se tratando de planejamento espacial, as coisas nem sempre saem como planejado.

Porém, como todo negócio, o turismo espacial vai precisar se sustentar financeiramente. Além disso entram outras questões como a saúde dos astronautas e os acidentes, que serão inevitáveis. “Um monte de gente provavelmente morrerá no começo”, disse o próprio Elon Musk.

O dono da SpaceX, denomina a missão espacial para Marte como “árdua e perigosa”, mas, ao mesmo tempo, “uma aventura gloriosa”. E você? Teria coragem de encarar essa proeza?

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.