Go to the top

General Purpose Technologies: tecnologias podem afetar os negócios no futuro

LoFrano / Blog, e-commerce, Transformação Digital / 0 Comments

A ACE Cortex, consultoria especializada em transformação digital, resolveu finalizar 2022 mapeando algumas das principais tendências tecnológicas que podem afetar o mundo em 28 anos.

No report “Futurismo: Perspectivas de Disrupções até 2050 – E como elas podem transformar o seu negócio”, foram analisadas tendências nas áreas de educação, varejo, finanças, mobilidade e inteligência artificial.

O estudo foi guiado pelo conceito de General Purpose Technologies (GPTs), ou seja, tecnologias tão surpreendentes que podem até modificar a maneira como uma sociedade se organiza e alterar o cenário de negócios de uma época.

Dentre os tipos de tecnologias GPTs identificadas pelo estudo estão as Central Bank Digital Currencies (CBDC), ou seja, versões digitais de uma moeda nacional, emitidas e reguladas pelos Bancos Centrais de cada nação, cujo impacto principal na economia se dá pelo corte de gastos na impressão de dinheiro físico e também, no menor custo de transações.

Até então, 85% dos bancos centrais do mundo já analisam a inserção das CBDC e outros cinco países possuem uma moeda digital: a China é um deles.

Mercado

Um mercado que está em evidência é o de Smart Contracts. Os “Contratos Inteligentes” tornam possível a validade de um regimento de contrato, de qualquer natureza, a partir do cumprimento de determinadas variáveis. Estes recursos consentem que contratos sejam “programados” para funcionarem caso alguns pré-requisitos sejam realizados e podem até regular desde transações de criptoativos, até a compra e venda de imóveis.

Segundo a Market Watch, este segmento terá um valor de US$ 345 milhões em 2027, com um crescimento anual médio de 18%.

Se estamos pensando no futuro, porque não pensar em utilizar uma faixa acima da atmosfera terrestre para realizar entregas? A “Low Earth Logistics”, modelo de operação logística, apresentará ao mundo um novo tipo de mercado, onde as empresas se especializarão no envio de cargas para a Órbita Terrestre Baixa (Low Earth Orbit), região entre os 100 km e 1.000 km de altitude.

Especulação

Pode parecer maluquice até para os novos tempos, no entanto, com a previsão de turismo espacial (que já registra investimentos privados no setor de US$ 5 bilhões) e a existência de mais de 50 mil satélites em órbita, as companhias terão de saber como enviar, de forma rápida e segura, equipamentos e insumos para essa faixa espacial.

Para encerrar os registros feitos pela ACE Cortex: RoboGOV! Comece a pensar que nos próximos 20 anos, robôs possam ser os novos conselheiros e decisores de políticas governamentais.

Tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) poderá ser fundamental para dar “vida” aos robôs, que terão capacidade de analisar um conjunto amplo de dados com rapidez.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, ao contrário dos humanos, eles não precisarão de descanso ou sofrer com vieses cognitivos. Na Rússia, Japão e Nova Zelândia há registros de casos onde IAs já estão servindo como um canal de diálogo entre os governantes e a população.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.