Go to the top

O papel fundamental da Inteligência Artificial na Transformação Digital

LoFrano / Blog, Futuro, Inteligência Artificial, Tecnologias Emergentes, Transformação Digital / 0 Comments

O termo Inteligência Artificial (IA) nos brinda com imagens de ficção científica. Atualmente, é importante entender que o conceito de IA faz parte da nossa realidade e também está frequentemente incluso no nosso dia a dia mesmo que não seja perceptível.

É claro que ainda há soluções inacessíveis e ainda necessitam de vasto treinamento e especialização para se tornarem comuns, no entanto, se examinarmos bem há vários exemplos de IA ocultos que passam “batido” aos olhos dos mais distraídos.

Para alguns dos casos que mencionarei a seguir, é necessário explicar que ainda será preciso realizar novas abordagens médicas e científicas para aprovação dos métodos.

Fabricação de produtos

Novas abordagens nas fórmulas de produtos como por exemplo para fabricação de fragrâncias, utilizam de algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning).

Como exemplo, temos um produtor alemão líder de fragrâncias chamado Symrise e o gigante da tecnologia IBM que utilizam com eficácia o algoritmo de aprendizagem de máquina Philyra, responsável por estudar fórmulas de fragrâncias existentes e comparar os ingredientes com os dados do cliente, criando posteriormente novas fórmulas direcionadas a segmentos de mercado específicos.

Também mencionando a IA integrada aos processos de fabricação de cerveja, para produzir e melhorar a qualidade do produto, a IntelligentX, difundiu a primeira cerveja produzida por IA do mundo, podendo receber o feedback do cliente baseado em algorítmos de aprendizado de máquina e criando ainda receitas exclusivas ajustadas aos gostos dos clientes.

Sentimentos x Economia

Esse tipo de solução auxilia na economia significativa de recursos, porém, é necessário manter o toque humano. Nestes casos, paladar e olfato são insubstituíveis, e em muitos outros os sentidos humanos são importantíssimos, o que nos faz lembrar de outra lição: sua inteligência artificial nunca deve ser utilizada para substituir todo contato humano por um simples processo.

As intuições bem como as emoções humanas se fazem necessárias e devem ser utilizadas, para que sejam feitas escolhas de sucesso em seus sistemas.

Indústria Médica

A IA é muito utilizada pela indústria médica, e recentemente, um dos avanços que chamou atenção foi a aplicação de IA para descoberta de drogas.

A conquista foi do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts que utilizou um modelo de IA, treinado com uma ampla cadeia de conjuntos de dados de medicamentos e doenças. Com isso, os pesquisadores identificaram um novo tipo de antibiótico chamado halicin, que pode matar muitas espécies de bactérias.

Contudo, embora seja uma grande conquista na descoberta de medicamentos, é preciso ressaltar que é necessário aprender novos padrões através de estudos, testes e aprovações para só então, entrarem nos testes clínicos.

Progresso na ciência e em outros campos

Você pode nem imaginar, mas a IA também está relacionada a vários aspectos da física, inclusive quando falamos da competência de lidar com milhões de partículas em um domínio de simulação virtualmente ilimitado.

Essas simulações podem ser realizadas em grande escala, com efeitos avançados em simulações de tsunami desenvolvidas por meio do uso de modelos de inteligência artificial complementares para auxiliar cientistas a antecipar a ocorrência de tsunamis e entender como eles provavelmente se comportarão.

Inteligência Artificial tem papel fundamental na transformação digital, e pode se tornar uma ferramenta essencial no progresso e desenvolvimento, não só da ciência, como também em diversos outros campos.



Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.