Go to the top

Os impactos da inflação e da deflação no seu e-commerce

LoFrano / Blog, e-commerce, Economia, Inteligência Artificial / 0 Comments

São tempos difíceis para todos nós e, para quem empreende, o cenário é desafiador. São períodos inflacionários, que aumentam o risco de queda na demanda e redução de margem, mas não é só isso.

A deflação, que é o declínio de preços a ponto de prejudicar a rentabilidade do negócio também deu as caras e o dinamismo do e-commerce já faz com que os empresários conheçam os dois momentos pelos quais passamos e seus efeitos.

A questão agora é entender como definir os valores de venda em um ambiente de negócios em que os preços estão inconstantes e para isso, muitas empresas estão optando por ferramentas de otimização.

Impactos

Elas podem gerar impacto direto no equilíbrio da demanda e na rentabilidade e no caso da inflação, e as situações mais comuns são:

  • Preços mais altos devido ao excesso de demanda, já que os comerciantes buscam capturar a disposição do consumidor em pagar mais;
  • Repasse de custos da cadeia produtiva por meio do aumento nos preços;
  • Diminuição na oferta, ou seja, os estoques vão recuando e a tendência de elevação nos preços aumenta.
  • Impacto direto da taxa de juro em dois aspectos: para o varejista, que encontra valores maiores na operação e tem de repassar o aumento do custo de capital para o seu produto e para o consumidor, que vê impacto, sobretudo, em categorias de ticket alto e que dependem muito de crédito.

No caso da deflação, dois fatores marcam o ambiente de negócios do e-commerce:

1º – o surgimento do marketplace, que traz muita concentração de vendedores na plataforma e facilita a comparação de produtos feita pelo consumidor.

2º – a chegada de sellers internacionais. É corriqueiro ver notícias de players brasileiros comentando que não conseguem competir com os preços praticados pelos competidores de fora então, neste caso, a solução é criar uma marca forte, para que você possa diferenciar seu produto dos demais, entregando algo que seus clientes valorizem e que tenha realmente um diferencial a ser percebido pelo consumidor.

Hora de investir

Enfrentar a inflação ou deflação, de fato, é optar no momento certo pela alteração do preço, na proporção certa, fazendo com que a demanda e a margem estejam em sintonia com as expectativas.

Nós reforçamos aqui a importância de utilizar em uma empresa, alguns elementos de gestão com soluções que se baseiam em inteligência artificial (IA) para controle de estoques, acompanhamento da concorrência e formação de preços, o que é de extrema importância para um segmento dinâmico como o e-commerce.

E a dica desta vez é: invista em conhecimento, tanto nas leis do mercado, como também nas ferramentas certas para que sua gestão seja eficaz e assertiva.



Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.