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Social commerce: uso das redes sociais como um canal de integração de vendas e interações

LoFrano / Blog, e-commerce, Negócios Digitais, Social Commerce / 1 Comment

As redes sociais mudaram qualquer forma de interação no mundo, não importa a área, o estilo de vida das pessoas ou o segmento de determinada empresa. Quem está fora disso, não existe no mundo. Por isso, o social commerce é tão relevante no meio empresarial. 

De acordo com pesquisa da Statista, um banco de dados que reúne informações do mundo inteiro sobre os mais diversos tópicos, o Brasil ocupa um lugar privilegiado no uso de redes sociais.

No total, são cerca de 160 milhões de pessoas no Brasil que usam alguma das principais plataformas de interação digital. E o número deve aumentar até 2026, segundo a companhia.

Daqui a aproximadamente quatro anos, o país deve acumular quase 185 milhões de pessoas usando redes sociais, o que representaria um aumento de mais de 16%.

Isso representa cerca de 87% da população brasileira. Entre as principais plataformas usadas na internet, estão:

  • YouTube, com 89% de uso;
  • Instagram, com 85% de uso;
  • Facebook , com 84%;
  • TikTok, com quase 50% de uso;
  • Twitter, com 36% de uso;
  • LinkedIn, com 35% de uso.

Diante desses números, fica mais do que claro que o contexto digital no Brasil é efervescente e deve crescer muito ao longo dos próximos anos. E isso é evidenciado pelo número de celulares que o país contabiliza.

Social Commerce

Imagem: Freepik.com

Deve-se considerar também que esses aparelhos não são apenas utilizados para comunicação mas também para compras de todos os tipos de produtos, desde miudezas até obter orçamentos grandes, como para elevador automotivo móvel.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 240 milhões de smartphones em uso no Brasil. E se contar tablets e notebooks, esse número sobe para aproximadamente 350 milhões de celulares.

Ou seja, fazendo uma conta simples, há mais dispositivos do que pessoas, o que mostra que o uso da tecnologia por meio desses aparelhos é muito comum e se alastrou pelas mais diversas camadas da sociedade.

Outra estatística bastante relevante para entender a importância das redes sociais para empresas que vendem, por exemplo, muro de vidro fumê e buscam fazer o Social Commerce: alguns usuários usam as redes por mais tempo do que a média.

Segundo o renomado portal eMarketer, que capta as principais tendências desse mercado, países como Brasil e Japão, entre outros da América Latina e da região da Ásia, têm em média usuários com tempo de uso de redes sociais de mais de 3 horas por dia.

Em grande parte da Europa, por exemplo, isso não acontece. As redes sociais estão menos na vida das pessoas, ocupando menos de 2 horas por dia.

O que é social commerce?

A discussão sobre usar redes sociais ou não para alavancar um negócio já pode ficar no passado. Conforme relatório do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, essas plataformas de interação na internet têm o poder de aumentar em até 41% as vendas.

As empresas, como as que comercializam baterias heliar, precisam estar presentes onde os usuários passam tempo de qualidade e, hoje, como demonstrado pela eMarketer, isso acontece na internet, sobretudo nas redes sociais.

Sendo assim, o social commerce aparece como uma opção incrível para qualquer negócio, de qualquer ramo, prosperar. Esse termo em inglês diz respeito às transações de compra e venda feitas pelas redes sociais.

Há alguns anos, os usuários das redes sociais faziam compras de forma mais informal e às vezes até clandestina, explorando mais os artigos usados, como cortina romana quarto e trocas de outros produtos.

Percebendo a tendência, as próprias plataformas, como Facebook e Instagram, criaram seus espaços para as lojas se estabelecerem e aparecerem para as pessoas de forma mais amigável, intuitiva e fácil, incentivando o clique em produtos oficiais e verificados.

As estratégias para usar no social commerce

Em razão da forma que os consumidores tendem a usar o social commerce, é possível traçar inúmeras estratégias para ampliar o contato com produtos e garantir que potenciais clientes encontrem a empresa.

Naturalmente, o tom utilizado nas redes sociais será diferente para cada produto oferecido, assim como a mídia escolhida. Se a intenção é anunciar grua de obra, o tom adotado será diverso do esperado para uma loja de doces, por exemplo.

Se o uso for em redes como o Instagram, a chave do sucesso pode ser garantir que publicações interessantes chamem a atenção de seguidores antes de cogitar anunciar os produtos em si, garantindo que usuários já frequentem a página.

Assim, investir em bom conteúdo, que se relacione com o produto oferecido pela empresa, já faz com que a página se torne mais acessada e isso impulsionará naturalmente o produto oferecido.

Outra estratégia possível é utilizar influenciadores por meio de parcerias para fazer divulgação de produtos, como escolher um influencer que costuma falar de produtos veterinários para apresentar autoclave veterinária 21 litros, por exemplo.

Nesses casos, é fundamental garantir que há uma consonância entre o influenciador e a marca apresentada, bem como utilizar postagens em conjunto para ampliar a visibilidade da rede social da empresa e amplificar as chances de sucesso no social commerce.

Diversas redes sociais oferecem, inclusive, áreas especializadas em comércio, como mencionado, permitindo que a jornada de venda seja completada quase toda dentro da plataforma.

Dicas de como fazer sucesso no social commerce

O uso de social commerce é uma nova porta para que empresas possam oferecer seus produtos para o consumidor final de forma direta e com melhor custo-benefício, uma vez que utilizam apenas as redes sociais e não dependem de um endereço físico.

Isso vale tanto para produtos quanto também para serviços, pois é possível oferecer todo tipo de oferta em redes sociais que permitem comercialização. Um profissional que realiza laudo de bombeiro para comércio pode se beneficiar do social commerce, por exemplo.

No entanto, é essencial que haja dedicação e cuidado em todas as fases do estabelecimento da página em qualquer rede social que seja. O perfil da empresa deve ser considerado parte dela e é tão importante quanto qualquer outro aspecto da loja.

Por isso, entre as dicas para fazer sucesso nessa forma de comércio, é preciso ter em mente que a construção de um bom perfil é essencial para que os usuários possam conhecer a marca e realizar compras.

Outra dica muito importante é garantir que as fotos dos produtos reflitam a realidade, utilizando ótima iluminação e oferecendo imagens atrativas para os consumidores.

Garantir fotos profissionais é um ótimo investimento, uma vez que os consumidores serão captados justamente por essas imagens. Assim, fazer fotos atrativas e profissionais pode despertar o desejo e urgência pelo artigo.

Se a empresa oferece portão automático pivotante, a foto que ilustra o produto deve ser de um belo portão instalado em uma residência, não do portão embalado em plástico bolha  guardado no estoque para instalação ainda.

Além disso, é crucial garantir que haja horário de atendimento e que o cliente possa receber um retorno quando entrar em contato, para que não se frustre e desista de realizar a compra.

Não é necessário que a resposta seja imediata, mas é bom que haja uma mensagem automática que informe quais são os horários de atendimento e quando o retorno será dado.

Entre as publicações possíveis, a dica também é, se possível, utilizar mais vídeos e imagens que textos longos, uma vez que já é sabido que usuários de redes sociais tendem a preferir mídias que consigam assistir ao invés de ler.

Por fim, é imprescindível conhecer muito bem as ferramentas que cada rede social oferece, permitindo que sejam utilizados os recursos na plenitude e também que nenhuma regra da plataforma seja violada.

Pode parecer óbvio, mas são esses detalhes que garantem o sucesso da estratégia, assim como manter um cronograma rígido de publicações, permitindo que os usuários possam acompanhar o conteúdo de forma periódica.

Considerações finais

As redes sociais permitem uma proximidade muito maior com consumidores que antes, criando um canal direto para interação e conhecimento da marca, bem como a possibilidade de comercialização direta de produtos e serviços.

Por isso, o social commerce, seja em qual for a plataforma utilizada, deve ser uma alternativa escolhida por empresas para aumentar suas vendas e garantir que mais consumidores conheçam o negócio.

O perfil da empresa consistirá em uma outra frente, como se fosse uma filial, dependendo de igual dedicação, tanto para postagens periódicas quanto também para realização de atendimento em tempo real ou com curto intervalo para os clientes.

Oferecer boas fotos, fornecer conteúdo de qualidade e realizar parcerias também são boas dicas para ter mais sucesso no social commerce, permitindo que a companhia possa ampliar seu alcance e aumentar suas vendas.

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