Go to the top

Perspectivas da Transformação Digital

LoFrano / Blog, Machine Learning, Tecnologias Emergentes, Transformação Digital / 3 Comments

As perspectivas da transformação digital mostram que cada vez mais estamos alterando o mundo e a forma sobre como as coisas são feitas.

São incontáveis as novas tecnologias que mudam dia a dia o nosso universo, a forma como trabalhamos, nos comunicamos e interagimos com o ambiente que vivemos.

A Transformação Digital (Digital Transformation) segue em ritmo acelerado e uma prova disso é o relatório da IDG sobre o estado da transformação de negócios digitais no começo deste ano que mostrou que 89% das organizações seguiram ou têm planos de seguir uma estratégia para esse mundo.

Perspectivas - Transformação Digital

Nas nuvens

Segundo o 2018 Cloud Computing Survey da IDG, mais de 70% das organizações têm pelo menos um aplicativo ou uma parcela de sua infraestrutura na nuvem, e outros 17% esperam chegar nesse nível dentro de um ano. O balanço mostra que até o fim de 2019, 90% das empresas estarão pelo menos parcialmente “nas nuvens”.

Embora essa anuência seja uma novidade, não há como dizer que isso não trará novos desafios e alguns riscos. O ano de 2019 é visto como decisivo na adesão da nuvem nas cargas de trabalho da Tecnologia da Informação, tendo em vista que as empresas permanecerão investindo nessa iniciativa e buscando por serviços que viabilizem a highway para a nuvem, resultando assim em formas novas e mais ágeis para se trabalhar.

Necessidades atuais

As organizações precisam entender que o futuro não anda em conjunto com métodos tradicionais de trabalho. Os negócios digitais exigem novas medidas de gestão e conformidade para acatar com êxito às precisões dos negócios no futuro.

É conciso reconhecer que novas tendências irão surgir, como por exemplo, as métricas de prontidão de recuperação, nas quais fornecedores de tecnologia precisam se preparar para atender aos requisitos exigidos.

Inteligência

É provável que este seja uma condição para as novas soluções de operações simplificadas dentro das empresas: a inteligência artificial. Além dela, o machine learning (aprendizado de máquina) também vem ganhando destaque como tecnologias emergentes, e juntos farão com que as empresas progressivas implementem novas soluções que automatizem operações abstrusas.

Tudo isso, fará com que seja frequente o surgimento de modelos operacionais mais eficientes derivando em resultados de sucesso.

Privacidade em Primeiro Lugar

Privacidade: isso será uma prioridade. As agências governamentais, por exemplo, citam cada vez mais empresas que não seguem à risca o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Européia e outros regulamentos rígidos de privacidade de dados.

Novos desafios

Parafraseando o site itproportal.com, há apenas três certezas na vida: a morte, os impostos e os avanços na tecnologia. Isso nos faz pensar que, embora não tenhamos como prever o ritmo desse desenvolvimento, ele estará lá, seguindo a passos largos (ou não), mas sempre seguindo.

A mudança dentro das organizações para alcançar a transformação digital deve ocorrer de acordo com a própria visão de futuro de cada um, através das tendências já apresentadas (ou que ainda estão por vir). É necessário se arriscar, tentar e inovar, porque o futuro já está aí, batendo à sua porta.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.