Go to the top

Tirem os carregadores da tomada! Conheça as novas tecnologias de carregamento

LoFrano / Blog, Tecnologias Emergentes / 0 Comments

Tecnologia de carregamento por meio de som ou de toque ao corpo humano? Sim, temos! Recentemente veio à tona um novo trabalho da gigante chinesa Xiaomi que está focado em uma tecnologia que futuramente usará som e outros componentes no carregamento de dispositivos.

A empresa realizou a solicitação de uma patente na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) e, segundo alguns detalhes importantes revelados além do carregamento de som a patente registrada também inclui um dispositivo de armazenamento de energia que segundo documento, pode transformar a vibração ambiental em mecânica, que posteriormente, pode ser convertida em uma corrente alternada (CA) e transformada em corrente contínua (DC).

O fim das tomadas?

A patente da Xiaomi informa que a tecnologia apresentada permite o carregamento de smartphones e outros dispositivos eletrônicos, sem que haja necessidade de qualquer tomada.

A ideia segundo especialistas da área é promissora, no entanto, não é certo que este projeto chegue ao mercado em um futuro próximo, pois há algumas barreiras para que isso seja comercialmente possível.

E não é só essa potência chinesa que busca novas alternativas de carregamento de aparelhos. Na Universidade Nacional de Singapura, alguns cientistas encontraram uma tecnologia que pode transformar o seu corpo inteiro em um carregador sem fio.

Como? Simples! Com um único aparelho como por exemplo, um celular no bolso ou até mesmo um smartwatch, seria possível carregar outros, usando o corpo humano como uma forma de transmissão de energia. O usuário poderia colocar transmissores e receptores para cobrir a área do corpo e um transmissor em um único aparelho e o sistema faria todo o trabalho, utilizando a energia para carregar até outros dez que estiverem em contato.

No periódico Nature Electronics, a equipe responsável pelo projeto publicou recentemente uma explicação sobre o carregamento sem fio. De acordo com o documento, este tipo de carregamento é limitado pela presença de um corpo sólido (em inglês, de body shadowing ou sombreamento do corpo, em tradução livre) e para os estudiosos, o corpo pode ser um possível condutor, quando utilizada uma tecnologia chamada de body-coupling (associação ao corpo).

Mais tecnologia

Os carros elétricos também não ficam de fora da inovação quando o assunto é carregamento. Uma nova tecnologia desenvolvida por Rachid Yazami, professor da Universidade Tecnológica de Nanyang, na China, promete recarregar completamente uma bateria de carro elétrico em apenas 10 minutos.

De acordo com o pesquisador, esse seria o modelo de carregamento de bateria de lítio mais rápido do mundo, sete vezes mais rápido que o formato já utilizado pela Tesla.

Essa ideia também precisa encontrar viabilidade para se tornar, de fato, algo negociável, já que o carregamento rápido acaba afetando a vida útil da bateria. Neste caso, o pesquisador ainda busca uma forma de estender o ciclo do produto, sem ter que descartar o próprio método.

Embora não tenham previsão de lançamento no mercado, todas as descobertas podem sim acabar com as baterias e fios nas tomadas, tornando menos volumosos os designs dos produtos e consequentemente, reduzindo valores no mercado.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.