Go to the top

Internet das coisas nos deixa com mais coisas na internet

LoFrano / Blog, Futuro, Internet of Things, SAP, Tecnologias Emergentes, Transformação Digital / 0 Comments

Com a Internet das coisas (IoT) em plena ascensão, o mundo digital potencializa o avanço das conexões de dispositivos.

Novas soluções de segurança exclusivas para IoT têm sido observadas, tanto para carros inteligentes, quanto em outras áreas como as de redes de câmeras.

Há relatórios de pesquisas a respeito das últimas tendências da indústria que mostram que até 2020, a Internet das Coisas poderá gerar mais de 300 bilhões de dólares por ano. A previsão para o mercado global também é de aumento: a taxa prevista para ser alcançada de crescimento anual é de 28,5%.

Internet das Coisas

Nova geração

As plataformas recém lançadas de internet das coisas podem auxiliar as empresas em seu crescimento, através de fontes de dados novas e também examinando informações em tempo real.

Um exemplo de avanço é a SAP com sua plataforma e conceito chamada de Leonardo, adequa os processos de IoT alinhando com S / 4HANA, para permitir o monitoramento de mercadorias e ativos em trânsito com um tracking inteligente (TMS).

Essas iniciativas são fundamentais para promover mudanças, questionar o pensamento institucional e tornar possíveis as correlações dos dados tradicionais com novos dados.

Também podemos considerar os efeitos instigados pelo conceito de Internet das Coisas (IoT). Por meio dele, objetos são conectados às pessoas no mundo digital e até 2021, a previsão é de que 25 bilhões de dispositivos estejam conectados. Para que isso ocorra como o previsto, é imprescindível assegurar a eficiência e a segurança em torno dessa tecnologia. Como? Através da possibilidade de combinar hardware e software, para possibilitar a ideia de ambientes de IoT mais seguros e confiáveis.

Segurança

Tratando especificamente sobre a internet das coisas (IoT). Em 2017, alguns pontos críticos no seu desenvolvimento, sobretudo em carros inteligentes, automação residencial e câmeras, deixaram a desejar.

O motivo principal é a falta de segurança, que ocorre por vários pretextos como por exemplo, variedade de fornecedores, ausência de conscientização e foco em segurança, além da falha de interação do usuário com os aparelhos, cujo resultado final aparece em forma de menos chances para detectar possíveis violações.

No entanto, embora alguns problemas sejam considerados destaques nesta área, a previsão ainda é de enorme crescimento para segmentos deste mercado.

Percepção é o caminho

Só consegue inovar, quem tem a capacidade de perceber as mudanças de comportamento do consumidor. Também é necessário identificar quais são os efeitos da transformação digital perante o mercado e como trabalhar isso internamente.

Contrastantes ou não, esses avanços com ideias inovadoras aproveitam para se desenvolver e se reinventar durante todo o percurso dessa trajetória que vivemos.

O futuro é o caminho, o caminho é o futuro.

Comentários

Comentários

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.