Go to the top

Aceleração dos processos de transformação digital

LoFrano / Blog, Negócios Digitais, Tecnologia, Transformação Digital / 1 Comment

A Aceleração dos processos de transformação digital foi impulsionada, estamos passando por uma situação rápida de evolução. A Covid-19 fez com que fosse praticamente impossível, decidir o que é melhor para sua empresa, funcionários e ainda proporcionar uma experiência inesquecível aos seus clientes. É o resultado da vida, em meio ao caos.

Esta situação atingiu tragicamente alguns setores e testa diariamente a capacidade de modificação e reinvenção de outros: é um antes x depois da transformação digital, acionado pela pressa de tendências que antes eram lentas e agora, podem moldar o futuro, a longo prazo.

Tudo delivery

Muitas empresas foram forçadas a fechar suas portas devido ao distanciamento social. Desta forma, é provável que várias delas não voltem a abrir.

Uma parte importante da transformação digital é a economia sob demanda, e é ela quem está salvando alguns segmentos, como por exemplo, os restaurantes, que podem manter suas cozinhas funcionando para atender através de aplicativos de entrega. No momento, é o que as pessoas precisam, já que não podem sair, mas este modelo já ajuda algumas empresas a perceberem os custos mais baixos. No entanto, nem tudo são flores.

As empresas e comunidades podem ter de contrapesar a diminuição do tráfego de pedestres em determinados locais, o que pode resultar em uma dolorosa perda de empregos nos ramos de varejo e serviços.

Teletrabalho

Com o isolamento social, houve a adoção em massa do teletrabalho. Essa pode ser considerada uma das maiores mudanças ocorridas em virtude da pandemia. É claro que para alguns setores, o trabalho remoto já é velho conhecido, no entanto, de acordo com pesquisas recentes, 49% das pessoas nunca trabalhavam em casa.

Não sabemos ao certo quais eram as objeções das empresas antes do surto de coronavírus, mas o momento modificou o mercado e mostrou aos líderes que, com tecnologia, cultura empresarial e expectativas alinhadas, os funcionários podem ser, da mesma forma, produtivos e eficazes, mesmo em casa.

Isso salvou milhares de empregos e ajudou a retardar a propagação do vírus. As empresas puderam manter um nível de normalidade em meio ao caos e os trabalhadores comprovaram que, há benefícios em atuar, tanto no escritório, quanto em casa e depois que tudo passar, poderá ser possível unir o melhor dos dois, trazendo aos dias, mais flexibilidade, bem estar e excelentes resultados.

Comemorações e eventos virtuais

Shows, eventos, reuniões e até mesmo as Olimpíadas. Tudo foi cancelado devido ao surto de coronavírus. As indústrias de eventos, viagens e hospitalidade foram uma das maiores vítimas da pandemia.

Mas, um novo padrão de experiências apareceu: os eventos virtuais, que podem ditar novos rumos no mundo das festas e feiras. Não se sabe se o formato continuará depois que tudo isso passar, no entanto, é possível que os eventos virtuais impulsionem os negócios com o mesmo sucesso que os físicos, afinal, os cursos mais baixos para participantes e promotores, além da flexibilidade nos formatos de conteúdo, podem manter a realização dos eventos virtuais futuramente.

Não sabemos quando voltaremos à normalidade. Mas esperamos que isso ocorra em breve, apesar de compreendermos que depois da Covid-19, sairemos transformados. E nós não estamos falando apenas de transformação digital.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.